Saiba como identificar e evitar mensagens falsas que simulam transações e oferecem suportes fraudulentos.
Muitas empresas ainda utilizem mensagens SMS para enviar comunicados, oferecer promoções e até facilitar a autenticação em dois fatores com códigos de segurança, criminosos têm se aproveitado dessa prática para aplicar o golpe do SMS. Eles imitam o estilo de comunicação de marcas conhecidas, especialmente bancos e instituições financeiras, com o objetivo de enganar suas vítimas.
O golpe funciona da seguinte maneira: os golpistas enviam mensagens SMS falsas alertando sobre transações que não existem, tentando criar a falsa impressão de que há uma tentativa de fraude ou invasão na conta do cliente. A mensagem geralmente traz um tom alarmista.
Além disso, o texto contém um número 0800 para um suposto suporte ao cliente. Porém, este número é falso. Ao ligar, a vítima é direcionada para uma central de atendimento fraudulenta, onde seus dados financeiros podem ser expostos. O objetivo dos golpistas é fazer com que as vítimas ajam impulsivamente, fornecendo informações sensíveis que poderão ser usadas para roubo de dados.